2011-12-28

A Copa é Burra

A abordagem que este blog fez até então sobre a realização da Copa de 2014 no Brasil já se fez clara. Porém, se é preciso mais, que assim seja.

A Copa no Brasil é algo completamente burro e sem fundamento. O problema, entretanto, é que vai acontecer. O problema é que alguns lucrarão quantias absurdas com o evento. Os gastos com verbas públicas, o legado inexistente que ficará para trás e a vocação pela corrupção no Brasil descreditam 2014 de qualquer esperança.

É impensável que um país tão deficiente e desigual direcione verbas públicas para obras de estádios e complexos esportivos para abrigar um evento como a Copa do Mundo. A justificativa é que geraria recursos com turismo e ajudaria a desenvolver determinadas regiões. Impossível, porém, acreditar que os R$ 500 milhões gastos na Arena Amazônia, em Manaus, trarão algum retorno à população local, por exemplo.

E depois da Copa? Estádios milionários ficarão sem uso e jogados às traças – pelo alto custo de manutenção – pelo país. A rede hoteleira, intensificada para abrigar o evento, será muito maior que o necessário. É óbvio que haverá vantagens, com algumas obras de infraestrutura, mas longe de se justificar o valor total gasto com a Copa.

Reflexo negativo, ainda, temos dos Jogos Pan Americanos de 2007, no Rio, no qual foi comprovado o superfaturamento acima de 1000% no total dos gastos. Vendo que, para a Copa de 2014, o gasto é extremamente superior ao do Pan, o que esperar do rombo financeiro?

Por tudo isso, este blog insiste na discussão contra a má gestão dos recursos e a falta de transparência nos gastos para 2014. Agora, já sem volta, resta marcar de perto os problemas que já previstos, mas que mesmo assim poderiam ser evitados.




俊夫井上