2011-09-18

No Japão, pedreiro também dá cantada e faz barulho. Mas com educação.

Como o barulho e a poeira de obra são sempre fontes de irritação e influenciam a qualidade de vida nas grandes cidades, os construtores japoneses deram um jeito de, pelo menos, perturbar os outros de forma simpática e bem humorada.




A placa, que achei pertinho de casa, em Roppongi, diz mais ou menos assim: "perdoe a nossa poeira". Para se desculpar pelo incômodo causado pela construção e demonstrar respeito aos moradores vizinhos e transeuntes, o bonequinho do desenho (possivelmente o mestre de obras), faz uma reverência profunda, curvatura reservada aos pedidos de desculpas de falhas graves. Geralmente, as placas vêm com informações precisas sobre o que está sendo construído e o tempo de duração. Alguns funcionários uniformizados ainda ficam na calçada sinalizando para evitar que os pedestres se acidentem. Alguém já viu algo parecido nas ruas do Rio?

Mas, amigos leitores, apesar dessa consideração toda, alguns costumes são iguais no Brasil e no Japão. Não existe a chance de uma moça passar perto de canteiro de obra e não escutar algum tipo de gracinha...